A vida é um sopro

A vida é um sopro

setembro 27, 2018 1 Por nucleosalutem

No último sábado aconteceu a etapa Norte do Desafio 28 Praias, uma maratona de revezamento pelas praias de Ubatuba. A prova é dividida em 5 trechos com distâncias variáveis e é possível se inscrever como 42km solo, 21km solo, 42km em dupla, trio, quarteto e quinteto.

Infelizmente tivemos uma perda na prova. Um jovem de 30 anos que estava participando da prova de 21km passou mal no último trecho, foi atendido prontamente por uma equipe médica da prova mas infelizmente veio a óbito e as suspeitas são de insuficiência cardíaca e infarto do miocárdio. Leia mais aqui.

Esse tipo de acontecimento nos faz lembrar da importância de estarmos com exames clínicos sempre em dia e só irmos para um desafio que estamos prontos para fazer. Todo tipo de atividade competitiva envolve riscos e é fundamental que estejamos protegidos quanto a algumas coisas. Um teste ergométrico não detectará todos os problemas mas possivelmente mostrará alguma alteração no eletro quando sob esforço submáximo. Exames de sangue sozinhos não mostram o nível de entupimento de uma artéria mas ter ciência do nível de colesterol já mostrará a possibilidade de formação de placas de ateroma. O trabalho preventivo é muito importante e muitas vezes é deixado de lado.

A vida passa muito rápido, estamos aqui somente de passagem e devemos nos cuidar e nos precaver para num momento tão importante que é participando de corridas ou treinando nada nos atrapalhe.

E para esclarecer, não conhecemos o amigo que nos deixou, o objetivo aqui não é julgar e nem dizer que algo não foi feito, mas informar o acontecido e chamar a atenção para diminuir as chances de algo assim acontecer conosco e com os amiguinhos próximos.

Nossos sentimentos a família.

Corrida é pra sempre.

Emidio Peres
Personal e Idealizador do Núcleo Salutem
Formado em Educação Física, pós graduado em gestão de marketing, reabilitação cardíaca, reabilitação de lesões musculoesqueléticas e pós graduando em fisiologia do exercício.