O que você faz em 2 horas?

O que você faz em 2 horas?

setembro 19, 2018 0 Por nucleosalutem

No último domingo (16/09) o queniano Eliud Kipchoge estabeleceu um novo recorde em maratona cravando 2h01min39seg correndo por Berlim, um feito incrível, simplesmente incrível! Foram 42.195 metros firmes, fortes, com parciais mais rápidas a cada 10km e que mostram que o impossível é uma questão de ponto de vista.

Para efeito comparativo ligue uma esteira, coloque a 20,8km e tente correr por 5min assim… Veja a chegada:

Mas o que quero chamar a atenção aqui não é só para o recorde em si, mas para a lição e inspiração com a quebra do recorde. Eliud tem excelentes tempos em todas as maratonas que fez, mas isso se deve não somente a condição genética dele mas em dois pontos:

  • força mental
  • planejamento

Li uma matéria sobre o treinador dele e em como a preparação mental é absolutamente importante para que se atinja o máximo do rendimento esportivo do atleta. O que isso nos diz? Em suma que não importa se você quer correr 5 ou 42km, se você não quer de fato! serão apenas desejos distantes e o objetivo não será alcançado.

No alto rendimento não há espaço para erros, portanto o planejamento é feito criteriosamente para que o pico de performance, recuperação e transição sejam respeitados. Por mais que seja legal participar de provas não se consegue obter o melhor rendimento todo domingo, é impossível. O corpo precisa de tempo para se adaptar, recuperar, aperfeiçoar e competir! Encher uma parede de medalhas é legal, mas isso se faz em uma vida, não em um ano como vemos por aí.

Todos os dias temos recordes próprios a serem quebrados, não é fácil manter uma rotina saudável de exercícios, alimentação equilibrada, descanso ideal e ainda assim ter uma vida profissional e pessoal perfeitamente alinhadas. São muitas as barreiras que quebramos todos os dias… e como se diz, não é só matar um leão por dia, mas também desviar das bestas que aparecem.

Que a linda imagem desse homem chegando feliz, correndo bonito e se emocionando após cruzar a fita inspire você a quebrar seu próprio recorde pessoal, fazendo o que se propôs a fazer com sua máxima capacidade física e mental.

Corrida é para sempre.

Emidio Peres
Personal e Idealizador do Núcleo Salutem
Formado em Educação Física, pós graduado em gestão de marketing, reabilitação cardíaca, reabilitação de lesões musculoesqueléticas e pós graduando em fisiologia do exercício.