Você lê o regulamento?

agosto 27, 2018 0 Por nucleosalutem

ladeiras da penha - extremaTodo tipo de competição tem suas regras e na corrida de rua/montanha não é diferente. Nesse domingo estive em Extrema para acompanhar a prova Ladeiras da Penha e fiquei surpreso ao ver alguns “atletas” discutindo com organizadores do evento sobre a necessidade de mochila de hidratação para o percurso longo (21km).

A alegação dos “atletas” é que conseguem fazer o percurso sem tomar água, que a mochila atrapalha a corrida e que não há necessidade da mesma. O que estes não viram foi que a organização informou no regulamento sobre a necessidade de seu uso e que os atletas que não usassem seriam desclassificados.

Volto ao início do post e repito, todo tipo de competição tem suas regras e aqueles que não respeitam simples regras nem participar deveriam. O organizador não tinha uma “feirinha” vendendo artigos para a corrida, não tem produtos desse tipo com a marca e não estava preocupado financeiramente em arrecadar, estava preocupado com o desenvolver da prova de cada participante.

Ler o regulamento é fundamental para ter certeza dos itens necessários (ainda mais em provas de montanha), quem são as pessoas que serão premiadas (nem toda prova premia categoria), é importante para ver o tempo de corte (muitas provas não entregam medalha de participação para quem conclui acima do tempo limite).

Esse último item é outro ponto fundamental. Vocês sabiam que toda prova tem tempo limite? Muita gente participa de provas sem estar preparados e mesmo chegando após o tempo limite ainda assim querem ganhar medalhas. Isso está errado! Não está pronto para concluir dentro do limite (que muitas vezes aqui no Brasil é super alto) NÃO FAZ, treina mais e se inscreve no próximo ano.

Deixo aqui minha sugestão, leiam o regulamento, para não reclamar sem motivo depois.

Bons treinos,

Emidio Peres
Personal e Idealizador do Núcleo Salutem
Formado em Educação Física, pós graduado em gestão de marketing, reabilitação cardíaca, reabilitação de lesões musculoesqueléticas e pós graduando em fisiologia do exercício.