KTR não é pra curiosos

KTR não é pra curiosos

maio 8, 2018 0 Por nucleosalutem

Hoje em dia é muito comum que as pessoas comecem correndo provas de asfalto e busquem corridas em locais alternativos como forma de sair da rotina, principalmente quem mora nos grandes centros urbanos e está acostumado a sempre correr nos mesmos parques e ruas. Existem diversas “provas de montanha” por aí, desde provas feitas basicamente em estradas de terra até provas subindo trilhas até algum pico.

E existe as provas do circuito KTR.

IMG_1715Não sou especialista em corridas de montanha, não fiz mais do que 20 provas nesses 8 anos de corrida e nem de longe tenho a pretensão de querer ser especialista, sou tão entusiasta e apaixonado quanto você que está lendo, mas tenho conhecimento suficiente para afirmar que KTR não é pra curiosos.

Se você corre já correu uma meia no asfalto, fez uma ou duas provas de montanha até uns 18, 20km e acha que está pronto para uma prova assim, sinto lhe informar, você não está. Tive a oportunidade de fazer duas provas até aqui, a etapa de Itamonte e agora de Campos do Jordão e o nível de exigência é absurdo!

As descidas são extremamente técnicas e as subidas absurdamente exigentes, uma combinação que faz com que você só consiga cumprir o desafio se estiver muito bem preparado. Se você negligencia o treino físico complementar e acha que não precisa fazer agachamentos, afundos e etc, volte para o fortalecimento antes de se inscrever. Na verdade, este último vale para todo tipo de corrida, mas aqui fica MUITO evidente a necessidade do reforço específico para corredores.

E tudo nessa prova é MUITO, ela é muito difícil, tem muita subida, tem muita descida mas também é MUITO linda! O percurso todo é cercado de surpresas incríveis, com paisagens tiradas de uma pintura e isso faz com que você sinta um certo conforto ao olhar para trás após completar o morro do Camelo e mesmo com as pernas extremamente fadigadas depois de subir incríveis 1.875 metros você olha para trás e pensa “valeu a pena!”.

A organização da prova é ímpar, tudo é pensado para que você tenha uma ótima experiência quando se fala em corrida de montanha de verdade. As exigências de equipamentos e de atestado médico são fundamentais para minimizar os aventureiros de plantão.

Quer ter uma experiência de verdade em montanha?
Treine muito e faça uma KTR.

Dá uma olhada no vídeo que fizeram sobre a prova no Instagram deles.

31919609_1680556165354376_827780596125138944_n

Bons treinos,

Emidio Peres
Personal e Idealizador do Núcleo Salutem
Formado em Educação Física, pós graduado em gestão de marketing, reabilitação cardíaca, reabilitação de lesões musculoesqueléticas e pós graduando em fisiologia do exercício.