Sobre 42km, praias e metades

Sobre 42km, praias e metades

abril 15, 2018 0 Por nucleosalutem

30709950_1660405207369472_6817434114728132608_nToda vez que me proponho a fazer algo que quero muito, me esforço e não sei ser metade, incompleto ou me dedicar pouco, quero sempre entregar a minha melhor versão. Quando decidi correr a “maratona 28 praias” faria ela em dupla, porém, a vida prega algumas peças e teria que decidir entre fazer os 21km sozinho ou colocar alguém no lugar da dupla inicial.

Mudar de dupla nunca foi uma opção, eu ficaria muito desconfortável em ser substituído ou ser chamado como “quebra galho”, logo, não pensei duas vezes e decidi fazer sozinho. Mas aí fiquei pensando… ir até Ubatuba pra correr 21km sozinho? E se eu fizesse sozinho o percurso todo? Bom, ainda em janeiro eu decidi fazer os 42km, ajustei meus treinos para isso e com a passar das semanas fui preparando meu corpo.

O curioso é eu ter achado que cumpriria sozinho o desafio porém com pequenos gestos tive tantas pessoas junto de mim, através de mensagens, um aperto de mão, um sorriso, um “vai lá”, uma força na corrida e no último km uma energia gigante. Muitas vezes me vejo sozinho em meio a multidão, mas é uma ilusão que a mente cria, estou rodeado e cercado de carinho.

Fazer uma maratona, pelo menos para mim, é mais do que estar com o corpo pronto para cumprir a distância é preciso vontade, decisão, motivo, ou seja lá como se chama, para que quando as pernas cansem, a sua cabeça te faça ir mais longe. Entendo que saber o por quê se está ali fará toda a diferença e eu não estava ali para cumprir a distância apenas, estava ali para mostrar para mim mesmo o quanto sou feito de completudes e que preciso deixar menos coisas inacabadas pelo caminho.

A prova é linda, difícil, desafiadora e faz você pensar duas vezes em estar ali. São muitas subidas, trechos de praia que fazem você usar mais força nas pernas, trechos de descidas bem íngremes que te desafiam muito e que cobram depois essa energia. Foi minha primeira maratona fora do asfalto e lá deixei suor, pensamentos, lágrimas e um sorriso bobo de dever cumprido. Completei a prova em 5 horas, 04 minutos e 48 segundos ficando em 14° geral e 6° na categoria.