Como está o seu tendão patelar?

Hoje é dia de falar sobre tendinopatia do tendão patelar. O que é? Como tratar? E sugestões para evitar mais essa lesão em corredores.

A incidência é de cerca de 20% dos praticantes de corrida, se caracteriza por uma dor abaixo do joelho que pode acontecer antes, durante ou depois da atividade. Com isso é comum sentir dor ao subir e descer escadas, ao ficar muito tempo sentado com o joelho flexionado e em casos mais graves pode doer até mesmo dormindo. Em situações avançadas além da dessa dor, pode gerar também um pequeno nódulo, edema e consequente diminuição de força do quadríceps.

O tratamento dessa tendinopatia envolve a crioterapia, ondas de choques, liberação miofascial e afastamento da atividade física. Claro que cada tipo de tratamento depende do nível de inflamação e esse diagnóstico só pode ser dado com um exame de imagem, qualquer coisa diferente disso é achismo.

Após a fase aguda da inflamação, algumas pesquisas tem mostrado que o trabalho com exercícios excêntricos são bem eficientes! Diversos trabalhos mostram que ocorre uma melhor vascularização do tendão além de melhorar a dor sentida no local e com isso o retorno as atividades, ou no caso da corrida, pode acontecer mais rápido.

6a00e54edabd8388330120a6749824970c-600wiUm exercício que você pode fazer e é bem simples e básico é o agachamento. O simples fato de você levantar (fase concêntrica) e sentar (fase excêntrica) com uma perna desacelerando nesse momento, já ajuda a ganhar força e a melhorar a saúde do seu tendão.

Vale lembrar que toda lesão não acontece do dia pra noite, é uma sucessão de coisas que favorecem seu acometimento e na corrida, em geral, são etapas que são puladas e com isso as lesões vem. Se mesmo controlando tudo a gente pode se machucar, imagina sair fazendo tudo de qualquer? Não dá, né?!

Usamos dois artigos principais para esse post. O primeiro é da Universidade Fernando Pessoa e o segundo da Revista de Movimento e Saúde da Colômbia.

Bons treinos!

Emidio Peres
Personal e Idealizador do Núcleo Salutem
Formado em Educação Física, pós graduado em gestão de marketing, reabilitação cardíaca e pós graduando em reabilitação de lesões.

cropped-logotipo-nc3bacleo-salutem.jpg

Deixe uma resposta