5 dicas de marketing digital para personal trainer

Hoje em dia é impossível pensar em divulgação de serviços e não pensar na internet. Nós profissionais da Educação Física saímos da faculdade aptos a aplicar muitos tipos de aulas, acompanhar o desenvolvimento de nossos alunos a atingir seus objetivos e temos conhecimento técnico de sobra para tudo isso. Mas e para você “se vender”? Você sabe como? Em geral as faculdades abordam pouco temas como: gestão financeira, gestão administrativa, recursos humanos e posicionamento estratégico.

O intuito desta postagem é dar algumas dicas de como melhorar sua forma de ser visto pelos seus clientes e por clientes em potencial.

  1. Facebook
    É a rede social com maior número de membros no mundo, são cerca de 2 bilhões de pessoas conectadas e só esse dado já nos indica a importância que devemos dar a ela. Assim como você tem seu perfil, seu aluno ou possível aluno também tem, inclusive o marido/esposa dele e indo mais longe, até os filhos tem. Não vou aqui dizer o que você deve ou não fazer com seu perfil, mas quero deixar o alerta, tudo é visto e quando você passa as sextas, sábados e domingos postando fotos da balada ou ainda no meio da semana, as pessoas estão vendo e acredite, você está sendo julgado por isso. “Como alguém que vive com um copo de cerveja na mão, comendo um monte de besteiras, pode falar para mim que tenho que ter uma alimentação regrada para emagrecer?” É exatamente isso que as pessoas pensam, então vai aqui a primeira dica: nem TUDO deve ir para as redes sociais.


  2. Instagram
    É uma rede social que vive da alimentação de momentos, seja aquele momento importante em família, seja a descontração entre amigos ou ainda vídeos de momentos importantes para você. O novo recurso “Stories” é bem interessante no uso desta plataforma, pois propicia que você mostre ao seu cliente como é o seu dia a dia de trabalho. Gravar momentos da aula, mostrar a experiência que outros clientes tem ao treinar com você é uma coisa muito interessante pois na maioria dos casos os próprios clientes gostam de estar no seu “stories”, se sentem especiais, e possíveis clientes se sentem parte dessa experiência. Segunda dica: use essa ferramenta para mostrar aos seus clientes como é sua rotina de trabalho e também de treino, faça as pessoas criarem empatia.


  3. Blog
    Ter um blog hoje é uma forma barata de se posicionar dentro da internet e fazendo seu blog ser relevante, com conteúdo interessante, você posiciona ele melhor no Google, que é uma das ferramentas mais usadas hoje em dia. Ter o próprio site é importante porém o custo para manter ele entre as primeiras buscas através de link patrocinado é alto. Claro que não basta fazer um Blog e pronto, você terá acessos, mais do que ter um local de conteúdo é importante que você gere conteúdo, e conteúdo com relevância. Pense o seguinte, você dá dicas sobre diversos assuntos para seus clientes, certo? Por que não colocar isso tudo num local onde mais pessoas terão acesso? Use o blog como forma de propagar seu conhecimento e atinja mais pessoas. Sugiro que use o WordPress que tem excelentes ferramentas, é gratuito e o Google lê a programação de forma melhor do que outras plataformas.


  4. E-mail marketing
    E-mail informativo para seus clientes é uma outra maneira de manter um canal de comunicação com seus clientes. Informe suas ações, aulas especiais e conteúdos. Mas faça isso com qualidade e de forma profissional. Minha dica para isso é usar o MailChimp para criar peças e campanhas e o mais legal, é de graça.


  5. WhatsApp
    Esse canal de comunicação é bem interessante pois dá a opção de listas de transmissão, montagem de grupos para discussão de assuntos em comum e a divulgação através de um próprio “stories” assim como o Instagram. Claro que como qualquer outra ferramenta, deve ser usada com equilíbrio. Não dá pra ficar mandando mensagem em lista de transmissão todo dia e nem mandando 355 piadas em grupos. Minha dica é, use a lista de transmissão para assuntos em comum e compartilhe assuntos relevantes para seus alunos.

Cada canal de comunicação aqui mostrado tem suas vantagens e desvantagens e é importante entender como cada um conversa com seu público alvo. Existe muito para discutir sobre cada item, mas espero ter ajudado você, colega de profissão, com essas sugestões. Juntos somos mais fortes. Semana que vem eu volto falando mais sobre marketing digital.

Boas aulas!

Emidio Peres
Personal e Idealizador do Núcleo Salutem
Formado em Educação Física, pós graduado em gestão de marketing, reabilitação cardíaca e pós graduando em reabilitação de lesões.

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