Você tem dor lombar?

Muitas pessoas se queixam de dor na lombar todos os dias, então qual o tratamento mais adequado para cuidar disso? Primeiro é importante ter uma noção mais exata do motivo da dor. O que causou essa dor? Foi decorrente de algum movimento excessivo? Começou quando você acordou, ou seja, dormiu numa posição não muito adequada?

blog - fortaleça seu coreComo educadores temos a tendência a indicar o exercício físico para tudo, mas é importante ter ciência de que em alguns momentos o descanso é tão importante quanto se movimentar. Uma coisa que é muito importante e sempre usamos para nos basear nos treinos e decisões são artigos científicos e deixamos aqui  mais um publicado em uma revista científica sobre dor lombar.

O artigo é sobre uma revisão sistemática de estudos que levantaram informações sobre como tratar dor lombar, de forma aguda e de forma crônica, para avaliar a efetividade do exercício no tratamento a curto prazo. Na revisão feita em 2000 foram reunidos 39 estudos científicos que testaram diferentes tipos de exercícios para a terapia de dor lombar inespecífica, com ou sem irradiação para as pernas, nesses estudos, não houve diferenças significativas no tratamento da dor com pessoas com dor lombar até 12 semanas.

Então quer dizer que não devo fazer exercício físico quando tenho dor lombar? Sim, num primeiro momento talvez não seja o mais indicado. Existem outras manipulações mais adequadas para a situação. Existem indícios de que massagem, tração e até mesmo kinesio tape ajudariam nesse momento.

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Mas e para evitar a dor lombar, o que eu faço? Bom, fomos ler alguns materiais sobre isso e chegamos em artigo publicado no “Journal of Physical Therapy Science” em 2015 por um grupo de pesquisadores Koreanos, bem interessante sobre o efeito do ganho de força no glúteo e na estabilização da lombar. Os participantes do estudo fizeram diversos exercícios de estabilização, sempre mantendo a coluna neutra, e incrementando diferentes níveis de dificuldade a cada semana. Assim como qualquer pesquisa científica, mais estudos são necessários e esse artigo indica que estudar os efeitos no segmento do quadril seja um caminho interessante.

E os resultados do estudo também o são, após os indivíduos passarem pelas sessões de treino a dor lombar mostrou diferença interessante entre o pré e pós estudo além do que habilitou de forma significativa para as atividades de vida diária, o que, do ponto de vista da saúde é o que mais nos interessa.

Bom, deixamos aqui sugestões de exercícios para você fazer em casa, porém devemos ressaltar que o acompanhamento é sempre importante, pois, apesar de serem exercícios de fácil execução é comum cometer erros simples, o que no final das contas ao invés de ajudar, estarão prejudicando sua saúde lombar.

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Nesse primeiro vídeo, são exercícios de estabilização com foco no transverso abdominal.

 

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Nesse são exercícios que irão ativar o glúteo, posterior de coxa e eretores da coluna:

 

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