Alongar antes do treino – sim ou não

alonga ou nãoEssa é uma das coisas mais polêmicas entre pessoas que fazem exercício físico, não somente a corrida. Para afirmar uma coisa ou outra é importante pensarmos em “quem” está pensando em alongar, qual o objetivo, o que se espera de resultado.

Para simplificar a discussão pegamos dois artigos científicos interessante, no primeiro foi avaliado a potência muscular através de salto vertical e o segundo estudo era a associação do alongamento junto do treinamento resistido para idosos e a avaliação do equilíbrio. No primeiro artigo os resultados mostram diferença significativa na capacidade de geração de potência no salto, no segundo artigo os resultados indicam uma melhora na percepção dos idosos em relação ao equilíbrio e diminuição em quedas, situação essa que é um grande problema e risco de diminuição grande da qualidade de vida devido suas consequências.

Legal! E o que eu faço então?! Não podemos concluir e indicar o que você deve fazer, talvez seja mais relevante falar sobre o que nós fazemos. Em nossos treinos gostamos de pensar num meio termo, em geral, nossos alunos não estão preocupados se irão saltar 1 ou 2 cm a mais ou a menos, mas estão preocupados em não sentir dor e em ter qualidade no dia a dia. Antes de começar os treinos usamos alongamentos dinâmicos com o objetivo de preparar a musculatura que receberá a carga de treino.

Para definir se faremos mais ou menos alongamento, se será dinâmico ou estático, se os exercícios de aquecimento serão mais simples ou mais complexos, levamos em consideração quem é nosso cliente. Temos alunos que “precisam” fazer um alongamento estático antes de começar, outros começam já com exercícios mais intensos.

Existe uma grande diferença entre o que gostamos de fazer e o que precisamos fazer, o importante é ter consciência de que para melhores resultados, você deve fazer um pouco de cada um, respeitando e tendo ciência de qual é o objetivo daquela sessão de treino.

Resumindo, quer alongar? Alongue! Não quer? Não o faça. Mas saiba que cada escolha tem seu resultado.

Quer uma dica de aquecimento? Confira esses exercícios!

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