Cafeína: vilã ou mocinha?

propiedades-y-benficos-del-cafeÉ muito comum aquando pensamos em algum nutriente para aumento de rendimento e até mesmo melhora em foco pesarmos na cafeína. Ela pode ser encontrada em café, chás, chocolate e também refrigerantes a base de cola.
Atualmente a cafeína é considerada um dos suplementos mais consumidos no mundo.
Dentre os benefícios da cafeína, podemos citar uma ação em poupar o glicogênio muscular nos exercícios de endurance. Isso ocorre devido a alterações na concentração de ácidos graxos livres no sangue (gorduras), fazendo com que o organismo utilize este nutriente como fonte de energia, poupando o glicogênio muscular.
Outro benefício da cafeína é o estimulo que a mesma causa no sistema nervoso central, melhorando foco e atenção. No tecido de gordura, a cafeína age aumentando o processo de lipólise, ou seja, a “quebra” da gordura, que será liberada no sangue. Nos músculos, ela pode agir facilitando a contração muscular.
Mas apesar de todos os benefícios, devemos tomar cuidado com a cafeína. Doses elevadas aumentam frequência cardíaca e pressão arterial, além de piorar quadros de ansiedade, insônia, náuseas e dores no estomago. A dosagem recomendada de cafeína é em torno de 3mg por kg de peso por dia.
É sempre importante verificar com o profissional que te acompanha a dose ideal para que você consiga apenas obter os benefícios deste nutriente.

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