Quais os efeitos do treino em Circuito?

sport-2264825_1920Todo tipo de treino e exercício promove alterações em nossos corpos e em nossas vidas. Acreditamos que mais importante do que um exercício específico, o importante é fazer com que aquela sessão de treino seja divertida, gostosa de ser feita e principalmente EFICIENTE!

São muitas as possibilidades hoje em dia, se fala muito sobre crossfit, corrida, treinamento funcional, pilates, yoga, musculação, calistenia, polledance, etc… enfim, tem muita coisa por aí e o importante é ter um embasamento científico por trás, não podemos ficar apenas no “faz que dá certo”, não é assim que trabalhamos.

Então hoje trouxe alguns resultados de um artigo científico bem interessante e atual, foi publicado em abril desse ano em uma revista de fisiologia por um grupo interessante composto por pesquisadores da Suiça, Alemanha, Inglaterra e de outras nacionalidades. O título do artigo é “Functional High-Intensity Circuit Training Improves Body Composition, Peak Oxygen Uptake, Strength, and Alters Certain Dimensions of Quality of Life in Overweight Women“. exercise-1866965_1920

Como o próprio título diz, a pesquisa foi feita com mulheres, com idade aproximada de 22 anos que foram selecionadas através das mídias sociais e IMC acima de 25, ou seja, acima do peso, e divididas em dois grupos para o trabalho em circuito, em um grupo foram selecionados exercícios de alta intensidade e no segundo com exercícios conjugados de baixa intensidade. Foram avaliados diversos parâmetros: composição corporal, questionário de qualidade de vida, capacidade cardíaca e de rendimento em determinados exercícios.

Alguns exercícios que foram feitos em circuito e estão no artigo: burpees, skipping, prancha, avanço, agachamento, flexão de braço e corrida. Ou seja, nada tão diferente que fazemos todos os dias.

É óbvio que os dois grupos melhoraram em quase todos os parâmetros de forma significativa, porém no grupo que tinha mais exercícios com baixa intensidade a percepção final sugere ser melhor. Claro que existem algumas limitações para a pesquisa e mais dados devem ser coletados, mas é evidente que independente do grupo, o método escolhido – circuito – promove ganhos importantes em variáveis que todos nós queremos!

Ahhhh… foram cerca de dois kg do peso total e aproximadamente 2% de gordura a menos, tá?! Valores significativos para 9 semanas de treino. Vale lembrar que no estudo foi pedido que não alterassem seus hábitos alimentares, porém, não é possível afirmar que nada de diferente foi feito.

Resumindo tudo, quer emagrecer, fazer um treino divertido e se sentir bem?
Treine em circuito que terá resultados! 😉

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