Por que fazer uma maratona?

19398995_1380028398740489_6418957451575430930_n

Assim como qualquer outra coisa que você se propõe a fazer, correr uma maratona é uma decisão muito particular e pessoal. Você precisa estar certo de que realmente quer aquilo, por você, não para ninguém ou para simplesmente falar que é um maratonista. Com um pouco de treinamento e certa força de vontade qualquer um vai e termina a prova, mesmo que se arrastando, mas termina. Mas isso não é FAZER uma maratona, isso é sofrer sem necessidade e, do meu ponto de vista, uma perda de tempo.

Fazer uma maratona requer treinamento, entrega, negação, comprometimento, foco e como mencionei no início, decisão. Você precisa MUITO querer fazer, para só assim todo o treinamento, que é a parte mais difícil, fazer algum sentido. Só querendo muito você vai acordar mais cedo no final de semana para treinar. Só assim você vai pensar duas vezes antes de comer qualquer besteira. Somente querendo muito você vai entender que todas as suas ações, todo o seu dia a dia irá refletir no dia da prova.

Não importa se o seu objetivo é apenas terminar bem ou se é fazer em um determinado tempo, você precisa querer. E amiguinho… tem que querer! Se não, vai sofrer, vai andar, vai se perguntar um milhão de vezes o que está fazendo ali e nada daquilo realmente fará algum sentido.

Para mim, entendo a maratona como ciclos, assim como o treinamento para ela envolve ciclos de base, aprimoramento e aperfeiçoamento, terminar uma maratona para mim é fechar um ciclo da minha vida. Em 2012 fiz a minha primeira, corri por 3h37 em Buenos Aires e naquele momento precisava mudar a direção da minha vida. Mudei, muita coisa aconteceu e até parar de correr (que não estava nos planos) aconteceu.

E como nunca é tarde para começar algo, nunca é tarde para retomar algo, então desde o ano passado venho treinando continuamente e com o objetivo de fechar um novo ciclo fiz a maratona de SP esse ano com 3h45 e encerrei uma parte da minha vida.

Agora foi a vez de concluir a maratona do Rio, foram 3h43 correndo e deixando as coisas para trás. O Rio tem um significado especial para mim, lá fiz meu melhor tempo em meia maratona, passei ótimos momentos e tenho recordações únicas. Porém, precisava colocar todas elas dentro de uma garrafa e jogar ao mar (sentido figurado, não tenho paciência pra fazer isso, rs) e assim deixar a vida seguir seu curso natural.

Para mim, correr uma maratona é isso, fechar um ciclo. Não sei se amanhã terei outros motivos, mas hoje vejo a distância dessa forma. E para você, por que correr?

Tem um vídeo que eu acho muito bom e vale assistir para tentar responder essa pergunta. Só não vale chorar, hein?! 😉

One comment

Deixe uma resposta